Blog

Integração e segurança do trabalho / vídeo de integração

O processo de integração e segurança do trabalho está tornando-se rotina na maioria das empresas em todo o mundo. Isso porque voltar os olhos para essa área é vital na prevenção de acidentes e incidentes.  Além disso, a legislação é clara ao estabelecer que é responsabilidade do empregador manter um local de trabalho seguro e saudável. 

Ao adotar um sistema de integração de segurança do trabalho na empresa nessa era digital, é fundamental a empresa contar com o vídeo integração. Essa ferramenta é uma das melhores formas de descrever os cuidados que os trabalhadores devem ter para prevenir lesões e doenças no local de trabalho.

O vídeo de integração como suporte ao sistema de gestão de segurança do trabalho

Os vídeos de integração podem conter os principais elementos de um sistema de gestão de integração de segurança do trabalho. O áudio e as imagens do vídeo de integração facilitam muito a compreensão dos itens do SGI   que abrangem a organização e política de saúde e segurança do trabalho; o processo de planejamento para prevenção de acidentes e doenças laborais no ambiente de serviço; as responsabilidades de gestão e as práticas, procedimentos e recursos para o desenvolvimento e implementação, revisão e manutenção da política de segurança do trabalho e saúde ocupacional.

O vídeo de integração é eficaz para apoiar o SGI no propósito de cobrir todos os aspectos referentes a segurança do trabalho e saúde ocupacional do empregador.

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO COM A POLÍTICA E O COMPROMISSO

Como sabemos, toda empresa deve ter um programa de política de segurança do trabalho e saúde ocupacional em consonância com a legislação. Políticas eficazes de segurança do trabalho e saúde devem definir uma direção para a organização e contribuir para todos os aspectos do desempenho empresarial como parte de um compromisso claro com a melhoria contínua. 

Aqui na SP CENTRO Produtora de Vídeo de segurança do trabalho, através dos vídeos de integração temos ajudado nossos clientes corporativos a evidenciarem o compromisso de manter suas responsabilidades para com a segurança dos funcionários, fornecer o melhor ambiente de trabalho e respeitar a legislação.

Tudo isso somado as abordagens econômicas que visam preservar e desenvolver recursos humanos e físicos que reduzirão as perdas e passivos financeiros.

 Em um contexto mais amplo, as corporações precisam atingir as expectativas dos stakeholders, sejam eles acionistas, funcionários ou seus representantes, clientes ou a sociedade em geral. Isso exige mais do que conhecimento, são necessárias disciplina, ação e uma comunicação ágil para atingir todas as equipes envolvidas 

Essa ampla conscientização pode ter muito mais sucesso e aderência se contar com o apoio dos vídeos de integração. O vídeo de integração traz uma linguagem coloquial, imagens atraentes que chamam a atenção e uma trilha sonora envolvente, isso tudo forma um ambiente propicio para que todos sejam impactados e absorvam com eficiência os ensinamentos relativos a segurança do trabalho. 

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO E O PLANEJAMENTO

Toda empresa deve possuir um plano para cumprir sua política de segurança no trabalho e saúde, conforme estabelecido nas diretrizes e normas regulamentadoras.  Uma gestão eficaz deve ser sistematizada para implementar a política. Os objetivos e metas de segurança e saúde devem ser definidos para todos os gerentes e funcionários.  O vídeo de integração e segurança no trabalho é o meio mais lúdico para apresentar o detalhamento do que foi planejado.

Vídeo de integração e segurança do trabalho e a Implementação e operação

Para uma implementação eficaz, as organizações devem desenvolver as capacidades e os mecanismos de apoio necessários para alcançar a política, os objetivos e as metas de segurança e saúde. Nessa fase, contar com o apoio de uma produtora de vídeo de integração e segurança no trabalho faz toda a diferença.

A produtora cria o vídeo de integração que vai contribuir para que todos os funcionários fiquem motivados e capacitados para trabalhar com segurança e proteger sua saúde a longo prazo, não simplesmente para evitar acidentes. 

Recomenda-se que todo o conjunto de ações desenvolvido pelos departamentos responsáveis pela integração de segurança do trabalho nas empresas seja sustentado por um envolvimento e participação efetivos dos trabalhadores por meio de consultas adequadas.

Nesse contexto, destaca-se o uso da CIPA onde existe e o sistema de representação de segurança, sustentado por uma comunicação eficaz e pela promoção de competências, que permitem a todos os colaboradores e seus representantes darem sua contribuição.

Em cada etapa, contar com vídeos de integração e segurança do trabalho para apresentar o detalhamento das normas e das recomendações, significa facilitar a compreensão por parte dos trabalhadores.

 É fato que se os riscos não podem ser eliminados, eles devem ser minimizados pelo uso de controles físicos, pelos sistemas de trabalhos seguros e através do fornecimento de EPI. Os padrões devem ser estabelecidos e usados ​​para medir o desempenho. Devem ser identificadas ações específicas para promover uma cultura positiva de segurança e saúde. 

O vídeo de integração de segurança no trabalho auxilia para que se tenha um entendimento comum compartilhado da visão da organização, valores e crenças sobre saúde e segurança.

 É importante ressaltar que o que se vê nos vídeos de integração deve ser sempre o reflexo da liderança visível e ativa dos gerentes que são a base para promover uma cultura positiva da segurança do trabalho na empresa.

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO E A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Toda organização deve medir, monitorar e avaliar o desempenho das ações executadas relacionadas a segurança do trabalho. O desempenho pode ser medido em relação aos padrões acordados para revelar quando e onde as melhorias são necessárias. 

O automonitoramento ativo revela a eficácia com que o sistema de gestão de segurança e saúde está funcionando. O automonitoramento analisa tanto o hardware (instalações e máquinas) quanto o software (pessoas, procedimentos e sistemas, incluindo comportamento e desempenho individuais). 

Se os controles falharem, o monitoramento reativo deve descobrir por que eles falharam, investigando os acidentes, ou incidentes que poderiam ter causado danos ou perdas. Os objetivos do monitoramento ativo e reativo são para determinar as causas imediatas do desempenho abaixo do padrão; para identificar quaisquer causas e implicações subjacentes para o projeto e operação do sistema de gestão de segurança e saúde.

Aqui na SP CENTRO Produtora de vídeos de segurança do trabalho, já produzimos vários vídeos de integração alertando os envolvidos sobre como funcionam as medidas de desempenho. 

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO E A AUDITORIA DO SISTEMA 

Toda organização deve revisar e melhorar seu sistema de gestão de segurança e saúde continuamente, de modo que o desempenho geral de sua segurança e saúde melhore constantemente. O vídeo de integração e segurança do trabalho pode ajudar a propagar essa rotina tão necessária e importante.

Ao auditar e revisar seu desempenho, a organização pode aprender com a experiência relevante e aplicar as lições. Deve haver uma revisão sistemática do desempenho com base em dados de monitoramento e de auditorias independentes de todo o sistema de gestão de segurança e saúde. 

Estes constituem a base para o cumprimento das responsabilidades da organização de acordo com as disposições legais. 

A segurança do trabalho possui um forte compromisso com a melhoria contínua envolvendo o desenvolvimento de políticas, sistemas e técnicas de controle de riscos. O resultado deve ser avaliado pelos principais indicadores de desempenho interno e também por meio de comparação externa com o desempenho dos concorrentes.

Todo esse conteúdo pode ser propagado na corporação de maneira simples e direta através do vídeo de integração e segurança do trabalho.

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO E A GESTÃO DE SEGURANÇA

É recomendável que as organizações façam uma revisão inicial do sistema de gestão de segurança e saúde e mantenha um acompanhamento com revisões periódicas. Imagine utilizar infográficos e outros recursos visuais em um vídeo de segurança do trabalho ao fazer a revisão inicial, comparando as práticas existentes de segurança e saúde com os requisitos da legislação de segurança e saúde e ambém as disposições estabelecidas pelas Normas e Regulamentações; orientação de segurança e saúde; orientações oficiais de segurança e saúde existentes e as melhores práticas da organização.


O vídeo de integração e segurança do trabalho pode ser uma ferramenta de apoio para apresentar a lista de verificação e revisão do sistema de gestão da segurança e saúde dos trabalhadores, abordando questões como:

  • A Declaração de Segurança do trabalho é clara e concisa para que possa ser lida e compreendida por aqueles que podem estar em risco?
  • A Declaração de Segurança do trabalho está disponível no local de trabalho a que se refere e os trabalhadores recebem informes relevantes quando estão sob risco específico?
  • A política geral de segurança do trabalho e saúde da organização e a estrutura interna para implementá-la são adequadas, por exemplo, as responsabilidades das pessoas nomeadas estão claramente definidas?
  • A Declaração de Segurança do trabalho contém uma identificação sistemática dos perigos e uma avaliação dos riscos para o (s) local que cobre? 
  • As Avaliações de Risco estão sendo realizadas regularmente conforme os riscos mudam?  e as melhorias necessárias são feitas para manter o sistema de gestão de segurança do trabalho e saúde atualizados?
  • As medidas de controle de segurança do trabalho necessárias para um local seguro foram identificadas e implementadas, por exemplo, a provisão de acesso e saída seguros, boa limpeza, passagens livres e controle de tráfego interno?
  • Existem procedimentos de segurança do trabalho por escrito para as operações que os exigem, por exemplo, para manuseio e uso de produtos químicos, manutenção preventiva, manutenção de avarias de instalações e equipamentos, investigações de acidentes e doenças, planejamento de emergência, avaliação de equipamentos de proteção individual EPIs?
  • Existem procedimentos para monitorar a implementação de sistemas de segurança do trabalho e medidas de controle, por exemplo, auditorias de segurança estão sendo realizadas?
  • Está sendo realizado treinamento em segurança do trabalho e saúde que fornece informações adequadas aos trabalhadores sobre os riscos aos quais podem estar expostos?
  • O impacto deste treinamento em segurança do trabalho e o nível de compreensão das informações são avaliados por alguém?
  • Existem procedimentos de consulta de segurança, participação de funcionários, há boa cooperação entre empregador, gerentes e funcionários em questões de segurança do trabalho e saúde?
  • As reuniões da segurança do trabalho são construtivas com relatórios de reuniões e listas de ações de acompanhamento? 
  • Os representantes de segurança do trabalho estão envolvidos em todas as fases do processo de consulta de segurança?

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO E DECLARAÇÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

Uma política de segurança e saúde é um documento escrito que reconhece que a segurança e a saúde são parte integrante do desempenho dos negócios da organização. É uma declaração da organização, de suas intenções e abordagem em relação ao seu desempenho geral de segurança. Fornece uma estrutura para a ação e para o estabelecimento de seus objetivos e metas de segurança e saúde. Inserir essa declaração de segurança do trabalho em um vídeo de integração pode ser uma ação inovadora e altamente eficaz.  Em linhas gerais, os vídeos de integração que a SP CENTRO Produtora de Vídeo e Conteúdo tem produzido,  estabelecem que  a política de segurança e saúde deve:

  • ser adequada aos perigos e riscos das atividades de trabalho da organização e incluir um compromisso de proteger, na medida do razoavelmente possível, seus funcionários e outros, como contratados e membros do público, dos riscos de segurança do trabalho e saúde associados às suas atividades.]
  • incluir um compromisso de cumprir com a legislação de segurança do trabalho e saúde relevante, Códigos de Prática e diretrizes, no mínimo.
  • fornecer uma estrutura para medir o desempenho e garantir a melhoria contínua, estabelecendo, auditando e revisando os objetivos e metas de segurança do trabalho e saúde.
  • ser documentado, compreendido, implementado e mantido em todos os níveis da organização.
  • colocar claramente a gestão de segurança do trabalho e saúde como responsabilidade principal da gestão de linha, desde o nível de executivo mais sênior até o nível de supervisão de primeira linha.
  • cobrem consultas de segurança no trabalho e saúde dos funcionários, reuniões do comitê de segurança, quando existentes, participação dos trabalhadores e representação de segurança e incluem o compromisso de fornecer recursos apropriados para implementar a política.
  • prever a cooperação dos funcionários e o cumprimento das regras e procedimentos de segurança.

Entre os clientes para os quais produzimos vídeos de integração e segurança do trabalho, estão organizações que alcançam altos padrões de segurança e saúde desenvolvendo políticas que reconhecem:

  • A contribuição que a segurança do trabalho e a saúde podem dar ao desempenho dos negócios, preservando e desenvolvendo recursos humanos e físicos, reduzindo custos e passivos e expressando responsabilidade corporativa.
  • Necessidade de os líderes desenvolverem estruturas organizacionais adequadas e uma cultura que apoie o controle de riscos na segurança do trabalho e garanta a plena participação de todos os membros da organização.
  • Exigência de recursos e planejamento da implementação da política de segurança do trabalho de forma adequada.
  • Necessidade de abordar a prevenção de lesões, doenças e perdas, identificando sistematicamente os perigos, avaliando e controlando os riscos.
  • Necessidade da organização desenvolver uma compreensão dos riscos e do controle de riscos na segurança do trabalho e ser responsiva às mudanças internas e externas.
  • Requisito de examinar e revisar o desempenho para aprender com a experiência.
  • Ligação entre qualidade, ambiente, segurança e saúde e boas práticas de gestão.

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO E AS QUESTÕES CRÍTICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE

As questões críticas de segurança do trabalho e saúde, para as quais devem ser alocados recursos, na política de segurança e saúde, incluem:

  • Projeto, fornecimento e manutenção de um local de trabalho seguro para todos os funcionários.
  • Projeto, fornecimento e manutenção de meios seguros de acesso e saída de cada parte do local de trabalho.
  • Projeto, fornecimento e manutenção de qualquer artigo, planta, equipamento ou maquinário para uso no trabalho de maneira segura, fornecimento de sistemas de trabalho que são planejados, organizados, executados, mantidos ou revisados, de modo a serem seguros, especialmente para questões críticas de segurança de trabalho operações de processo ou serviços;
  • Desempenho de identificação contínua de perigos e avaliações de risco, e conformidade com os princípios gerais de prevenção para segurança no trabalho, conforme estabelecido na legislação;
  • Fornecimento e manutenção de instalações de bem-estar e EPI.
  • Preparação de planos de emergência e fornecimento de treinamento em primeiros socorros.
  • Relato de acidentes e ocorrências perigosas à Autoridade e sua investigação.
  • Fornecimento e disseminação de informações de segurança do trabalho e saúde, instrução, treinamento e supervisão, conforme necessário.
  • Operação de consultoria de segurança do trabalho e saúde, participação de funcionários e programas de representação de segurança.
  • Revisar e manter atualizada a política de segurança no trabalho e saúde, a fim de evitar efeitos adversos sobre a segurança e a saúde dos funcionários decorrentes de alterações de processos, procedimentos e condições no local de trabalho.
  • Nomeação de pessoas responsáveis ​​por manter os sistemas de controle de segurança do trabalho e saúde em vigor e torná-los cientes de suas responsabilidades.
  • Estabelecimento de mecanismos de monitoramento, incluindo inspeções e auditorias de segurança do trabalho saúde, que devem ser usados ​​pelo empregador para garantir o cumprimento contínuo dos deveres, responsabilidades e controles legais.
  • Desenvolvimento de competências internas de segurança e saúde.
  • Emprego de especialistas externos em segurança do trabalho e saúde, conforme necessário.
  • Uso de padrões, códigos de prática, diretrizes ou práticas da indústria.
  • Cooperação exigida dos funcionários e procedimentos disciplinares em caso de não conformidade.

VÍDEO DE INTEGRAÇÃO CUSTOMIZADO PARA SUA EMPRESA

Apesar da legislação ser padronizada em âmbito nacional, as políticas de segurança do trabalho e saúde são específicas para cada organização individual. O conteúdo da política de segurança do trabalho de uma organização deve ser baseado nos perigos e riscos presentes na organização e deve refletir o fato de que a identificação sistemática de perigos e a avaliação de riscos foram realizadas. 

No mínimo, a política deve conter um compromisso de que a legislação de segurança no trabalho e saúde será cumprida e deve indicar os responsáveis ​​pela  sua implementação em todos os níveis além de especificar também as responsabilidades dos funcionários. 

EXEMPLO DE MENSAGEM DA COMISSÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA OS FUNCIONÁRIOS ATRAVÉS DO VÍDEO DE INTEGRAÇÃO.

O vídeo de integração é um ótimo canal para comunicar aos funcionários o compromisso da empresa com a segurança no trabalho. Veja abaixo um exemplo de texto apropriado para integração dos funcionários a política de segurança na sua organização. 

A TODOS OS FUNCIONÁRIOS:


Como uma empresa comprometida com a sua segurança e bem-estar, cumprimos rigorosamente a legislação de segurança e saúde que se aplica ao nosso ramo de atividade. Conscientes dessa responsabilidade realizamos avaliações de risco das nossas principais operações e processos em todos os locais de trabalho que controlamos. Discutimos essas Avaliações de Risco com os funcionários e trabalhamos com o comitê de segurança na preparação desta Declaração de Segurança que apresentamos neste vídeo de integração.

Esta declaração define as medidas de segurança e saúde que estamos implementando para proteger todos que trabalham aqui.

A nossa diretoria endossou esta declaração e me deu a responsabilidade de implementá-la. Estou empenhado em garantir que as medidas de segurança no trabalho e saúde estabelecidos em nossa Declaração de Segurança sejam atendidas.

(inserir o nome), gerente de Segurança e Saúde, está a disposição para tirar dúvidas e fornecer informações sobre como cumprir esta Declaração de  Segurança no trabalho, mas todos, especialmente se você estiver em uma posição de gerência ou supervisão, são responsáveis ​​por garantir a conformidade onde trabalham.

Informo que vídeos de integração e segurança no trabalho serão exibidos diariamente no horário do almoço em nosso refeitório. O conteúdo de cada vídeo de integração é focado na divulgação das nossas normas internas e na política de segurança do trabalho que adotamos. 

Esperamos que todos os funcionários cooperem conosco para que possamos atingir nossa meta de evitar acidentes. A consulta sobre questões de segurança e saúde, no caso de dúvidas, deverá será efetuada através da comissão de segurança.

Contamos com a sua atenção para o cumprimento dos itens que compõem a nossa Declaração de Segurança. Cumpra todas as normas de segurança e saúde da sua área. Trabalhe com segurança para preservar a saúde sua e de seus colegas. 

Se possível, assista diversas vezes os nossos vídeos de integração e segurança do trabalho.

Conheça e compreenda as Avaliações de Risco para a sua área. 

Relate problemas de segurança e saúde ao seu supervisor.

Saiba quem é o seu representante de segurança e entre em contato com ele para quaisquer perguntas sobre segurança e saúde que você possa ter.

Vamos juntos fazer da nossa empresa, a mais saudável e segura do Brasil.

A SP CENTRO é a melhor produtora de vídeo integração e segurança no trabalho

Agora que você sabe como o vídeo integração de segurança do trabalho pode ser útil em sua empresa, é importante saber também que pode contar com a melhor produtora de vídeo de integração e segurança do trabalho para te auxiliar nessa área tão importante para a sua empresa.  

A SP Centro possui mais de 20 anos de experiência como produtora de vídeo de integração. A partir da sua necessidade, criamos o roteiro, elaboramos o conteúdo, fazemos as filmagens no ambiente de trabalho e produzimos as animações. Atendemos empresas de todos os portes e segmentos.

Como os nossos vídeos de integração são customizados, temos a facilidade de oferecer a melhor solução para integração em vídeo alinhada a sua previsão ou capacidade de investimento.

 Solicite já o orçamento para o seu vídeo de integração em segurança do trabalho. Você pode preencher esse formulário, falar com os nossos consultores pelos whatsapp (14) 99141-5773 / (14) 991 33 6965 ou enviar e-mail para atendimento@spcentro.com.br.

SP Centro Produtora de Vídeo e Conteúdo
SP Centro Produtora de Vídeo e Conteúdo

Somos conectados com o mercado audiovisual criando soluções
personlizadas há mais de 25 anos.

Saiba Mais

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou: